quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Que história é essa de ‘Hope Rock’?

Que história é essa de ‘Hope Rock’? ou: Palavrantiga 2 anos depois

Quem acompanha o blog há mais tempo sabe que eu sempre menciono uma das minhas bandas preferidas: Palavrantiga. Em 2008 eles lançaram seu primeiro EP, entitulado Volume 1 e fiquei empolgado o suficiente para ir atrás de uma entrevista. Segundo Marcos Almeida, vocalista, foi uma das primeiras que eles realizaram. Tudo gravado via Skype, com ele e Lucas “Fizin”, o baterista. Rendeu um podcast que está no ar até hoje e novos papos muito bons.

De lá pra cá eu me “aproximei” bem mais dos caras (tudo via internet, hehe!) e tenho conhecido mais sobre a verdade sincera que eles cantam e vivem. Marcos Almeida, vocalista e lider da banda, tem andado por aí com uma história de Hope Rock, que ele mesmo define como uma música cuja base é a esperança. Ouvindo o som e lendo certas entrevistas você talvez seja bem direto: “hope rock que nada! Isso aí é música de crente!”. Pois é. Acontece que não é qualquer música.

Cristãos? Sim. Boring? Not.

Os quatro integrantes da banda são cristãos, sim – nada ortodoxos, mas bastante convictos da fé que tem. A música que fazem não é “mais ou menos” permeada pelo que acreditam. Ela é totalmente baseada no que acreditam. O problema central é que o rótulo de música “cristã” hoje em dia não é sinônimo de uma ideologia, mas sim de qualidade musical inferior. Ouvindo o som da banda você poderá confirmar exatamente o oposto.

Eles tocam muito bem, são músicos exemplares e propagadores da Palavra verdadeira que se chama AMOR de DEUS. Ouvir “Vem me Socorrer” é a prova disso. A canção tem um tom contemporâneo, bastante inspirado no clima Little Joy, mas não fala de pequenas alegrias. Marcos grita sobre sua dor, mas não perde a esperança.


Marcos Almeida e seu hope rock ao vivo em João Pessoa.

Conhecê-los foi poder ouvir algo que deve ser bastante considerado: a música popular brasileira sempre teve pitadas religiosas em seu lirismo. A diferença, obviamente, seria o proselitismo – as intenções de conquista para uma determinada fé. Não se ouvirá as músicas de Vinícius de Moraes, Caetano Veloso, Gilberto Gil e dos contemporâneos Otto, Céu, Ana Cañas, sem perceber notadamente referências às religiões afro como Candomblé e Umbanda. É impossível não reparar nas músicas de Cartola, Nelson Cavaquinho, Paulinho da Viola e nos contemporâneos do Los Hermanos e Marisa Monte, uma presença de uma cosmovisão que passa pelo Deus cristão, na perspectiva católica.


Umbanda music?

A pergunta que Marcos levantou recentemente foi: "Você por acaso encontra Caetano e Céu na prateleira “Umbanda Music”? Claro que não, pois além destes artistas não buscarem um tipo de proselitismo a respeito do que creem, o mercado sabe que eles não representam isso (mesmo que a crença esteja evidente em várias de suas músicas). O grande problema talvez seja o fato de que a maioria dos cristãos evangélicos que fazem música, tem intenções proselitistas com sua arte, fazendo dela objeto de segundas intenções. Agregam-se em prateleiras que hoje mais afastam e segregam do que atraem e promovem boa arte.
O que o Palavrantiga espera não é algum tipo de revolução, mas ao menos uma evolução a respeito de um paradigma que deve ser descontruído. Música feita por cristãos não é necessariamente proselitista. O som do Palavrantiga pode sim ser bastante direto sobre sua fé, de forma salmódica e até chegar a ter tons eclesiásticos, congregacionais, mas possui uma visão de humanidade, que a maior parte não tem. A ideia é pensar o hoje, a condição humana atual e perguntar: do jeito que está, dá pra continuar? Veja o vídeo da música “Rookmaaker”:



Não estar em cima do muro em relação à fé, mas sim acreditar que arte e as letras cantadas é vivência, é uma forma de acreditar que a mesmas não são necessariamente  objetos a serem usados para conquistar pessoas e depois abandona-las.


Esperança Sempre!!!

Eric Nobre

Aceitando um Amor mais que desejável.

Tantas pessoas dizem que amam a Deus. tantas pessoas dizem que vivem o amor de Deus. Mas então deixo uma pergunta no ar: Quando não aceitamos o perdão de Deus, estamos vivendo o amor Dele? ACHO QUE NÃO!!!

Muitas vezes durante a nossa vida cometemos erros, pecamos, saímos do propósito de Deus para nossas vidas. E quando começamos a reparar como está a nossa vida nos vemos no fundo do poço, cobertos de lama até o pescoço.

Passamos então para a fase mais perigosa: quando paramos de viver o amor de Deus e não aceitamos mais o seu perdão. Quando deixamos de aceitar o perdão de Deus em nossas vidas, simplesmente estamos falando para Ele:
“Obrigado Senhor, mas eu não preciso do seu amor.”

Acredito que doa muito mais para Deus ouvir que nós não aceitamos a sua maior demonstração de amor, ou seja, Jesus morrendo para a remissão dos nossos pecado, do que quando nós pecamos efetivamente. Toda vez que recusamos o perdão de Deus estamos recusando o sacrifício da Cruz.

Esta talvez seja a maior estratégia que o Diabo usa para nos separar do amor de Deus. Pois só existe uma pessoa que pode te separar do amor de Deus: você mesmo. Por isso o diabo faz com que o peso do pecado seja colocado sobre as nossas costas de tal forma que a gente começe a crer que o amor de Deus não é maior que o nosso pecado.

Entenda uma coisa: Não há nada que a gente possa fazer ou que a gente deixe de fazer que mude o tamanho do amor de Deus por nós. Indiferente do que você já fez até hoje, Deus te ama e quer que você tenha um encontro verdadeiro com ele, deixando com que o Amor dele transborde em seu coração.


Esperança Sempre!!!

Eric Nobre

Quem Ama Sangra

“Ele olhou ao redor da montanha e previu uma cena.
Três corpos pendurados em três cruzes. Braços estendidos.
Cabeças inclinadas para frente.
Eles gemiam por causa do vento.
Homens fardados estavam sentados no chão, perto dos três.
Homens com roupas de religiosos se afastaram para o lado… arrogantes, convencidos.
Mulheres envolvidas em sofrimento estão reunidas ao pé da montanha… rostos marcados pelas lágrimas.
Todo o céu se levantou para lutar.
Toda a natureza se ergueu para o resgate.
Toda eternidade posicionou-se para dar proteção.
Mas o Criador não deu ordem alguma.
‘Isso deve ser feito…’, disse, e retirou-se.
O anjo disse outra vez: ‘Seria menos doloroso se…’
O Criador o interrompeu brandamente: ‘Mas não seria amor…’



Esperança Sempre!!!

Eric Nobre

Reflexões sobre a Unidade

Por muito tempo fomos levados a agir e pensar em ganhar almas pra Jesus. E somos!

Mas por mais tempo ainda, nos culpamos pelo insucesso desta tarefa árdua.

Hoje, tenho pensado que se somos responsáveis por alguma coisa: Conquistar a unidade.

As vidas, Jesus já conquistou, mas a unidade, por mais que Ele tenha morrido por isso, nós somos os responsáveis em buscá-la a todo custo.

Enquanto buscamos intensamente as vidas, perdemos a unidade com os irmãos, pois entramos numa competição ferrenha pra ver quem ganha mais ou quem ganha mais rápido.

Agora, quando buscamos a unidade, o próprio Deus nos acrescentará as vidas.

A unidade é feita por irmãos, entrelaçados, como se fossem uma rede.

Quando estamos irmanados, nos sentimos responsáveis uns pelos outros e temos uma ligação moral, quando que sem estarmos unidos, somos independentes e não devemos satisfação pra ninguém. E quando o vento passa, leva os que estão de certa forma desconectados, porém, quando estamos interligados, fica muito mais difícil de levar quem quer que seja.

Nosso compromisso é com o Senhor, porém o que Ele nos pede, é que cuidemos uns dos outros.

Cada pessoa que é integrada na unidade tem um valor especial e fortalece os vínculos.

Nossa responsabilidade cresce cada vez que um é acrescentado na unidade.

Esperança Sempre!!!

Eric Nobre

Palavrantiga lança novo CD

Com a alegria de sempre e a mensagem da esperança que os impulsiona, o Palavrantiga chega ao mês de novembro com o lançamento do seu primeiro álbum: Esperar é Caminhar. Consagrada no meio independente como uma das revelações dos últimos anos, a banda passa a integrar o hall de nomes da gravadora Canzion Brasil. A proposta do álbum, que agora será distribuído em escala nacional, amplia horizontes e dá novos sabores aos admiradores e cúmplices deste quarteto meio mineiro, meio capixaba.

Esperar é Caminhar traz 13 faixas, sendo 7 inéditas e 6 já conhecidas do público que adquiriu as duas versões do EP “Volume 1”. A banda sempre garantiu novidades em suas apresentações pelo país, mas reservou sim algumas surpresas exclusivas do álbum. Estão lá novas canções como “Tudo que eu vi não é tudo que eu preciso aprender” - um título-axioma, em toda sua extensão. A faixa-tema, muito bem representada na brilhante capa de Marcus Castro, traz a esperança que marca o grupo, com a participação especial do amigo Thalles Roberto no backing vocal.

O álbum conta com a produção musical de Lúcio Souza e até um toque internacional: foi masterizado no clássico estúdio Abbey Road (Reino Unido), por Christian Wright. O engenheiro de som foi o responsável pela masterização dos mais recentes álbuns do Keane (The Resistence) e Muse (Night Train) - não por acaso, referências no som do Palavrantiga. Aguarde, assim, novos timbres até para as conhecidas “Casa”, “Pensei” e “Feito de Barro”, também presentes no CD.

Um marco na jornada do Palavrantiga, Esperar é Caminhar é o disco que revela toda sua maturidade sonora e lírica - ainda na certeza, de que a caminhada está apenas começando.
  
A Pré Venda do CD encontra-se na Loja Virtual da Canzion (copie e cole o link abaixo na barra de endereço do seu computador):
http://www.fastcommerce.com.br/sistema/ListaProdutos.asp?IDLoja=16440&Y=6880585782859&IDProduto=2544143   

                                               Fonte: Palavrantiga



segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

{Palavrantiga}... ?!?!?!


Já coloquei diversas postagens com canções, videos e ideiás desses caras, mas o que muitos me perguntam é:  " {Pavarantiga}?! O Quê? Quem? E... Hã?!"

Sabe quando você está procurando palavras para se expressar, para falar de sentimentos, de quanto vale o seu amor por Jesus e como foi o seu dia?!

Então, um dia desses eu estava assim. Escutando sem direção alguns cds e vendo diversos videos evangelicos no youtube (que por sinal se transformou em vício!hehe!). Confesso que muitos deles não entravam em concordancia com o que estava sentindo ou com o que queria falar ao Senhor. Até que, nem sei como, encontrei esses mineirinhos e capixabas que fazem da arte um meio de propagar a esperança. Por acaso essa é uma das bandeiras que eles empunham : "A arte tecida na esperança." Até considero essa banda e suas músicas a trilha sonora desse blog, tendo em vista que muitas vezes escrevi ao som expressivo e profundo de suas mais que canções.

Sendo classificados com um estilo Hope Rock,  não muito conhecido pela nomenclatura, mas que faz juz ao som ímpar e letras filosoficamente embasadas na Palavra.

{Palavrantiga}- Vai um cafezinho?!

Com a alegria de sempre e a mensagem da esperança que os impulsiona, o {Palavrantiga} é: "Acreditar na poesia da vida – seus percursos alegres ou não – expressada através da música e da escrita." configurado por Marcos Almeida, líder da banda.

 
Marcos Almeida. " Essa não é mais uma canção de amor..."
A expressão Palavrantiga, mais do que um neologismo, é um conceito. “É a união de 4 amigos que se divertem com a boa nova da reconciliação em suas vidas, dia após dia”, afirma Felipe Vieira, contra-baixista. Uma banda que deseja transmitir uma idéia necessária ao viver desses tempos, que se resume numa única expressão sempre usada pelos membros da banda e que vem se espalhando entre os amigos: “Alegria sempre!”.

Enfim, espero que a vida de vocês sejam edificadas através desse som do céu, sincero é mais que verdadeiro.



By: Eric Nobre

Caminho Oposto, Decisão tomada.

Quando eu não tive nada a perder, eu recebi tudo.
Quando deixei de ser quem era, encontrei a mim mesmo.

Quando conheci a humilhação e ainda assim continuei caminhando,entendi que era livre para escolher meu destino.

Sei que posso viver, pois fiz essa escolha.

Como disse Robert Frost: "Duas estradas divergiram numa floresta e eu peguei a menos andada. Isso fez uma grande diferença".

E foi nessa estrada que me coloquei, a estrada que muitos evitam pelo medo do desconhecido.

Nessa estrada compreendi que se eu escolhesse outro caminho, poderia crescer até a metade, mas não cresceria  tudo que pretendia.

Em um dado momento a vida poderia começar a declinar,
Eu poderia chegar até a metade e não chegar até o final,
Poderia ser meio contente e meio triste,
Não seria um homem frustrado e nem um homem realizado.

Não seria frio e nem quente,
Me tornaria morno e, como diz o livro de Apocalipse cap. 3:15-16, coisas mornas não afetam o paladar.

Foi essa estrada que me fez compreender essas escolhas,
A estrada que me mostrou que cada escolha pode mudar a trajetória das nossas vidas,

E na escolha que fiz não volto mais atrás.

Então aqui vou eu...


By: Firmado nos Teus caminhos, ERIC NOBRE

Histórias... Não Somente Histórias...


Sabe aquelas histórias que sempre fazemos questão de lembrar ou até mesmo conta-las quantas vezes for nescessário, apenas para lembrarmos dos detalhes que marcam tais histórias como as palavras ditas e não ditas, os minutos de silêncio logo acompanhados por um leve sorriso; sutil e meio tímido ou até mesmo o cheiro do vento que soprou no seu rosto como também a sensação de gostas de chuva tocando a superfície da pele como umdoce afago depois de
um suspiro cansado.

Histórias assim possuem a capacidade de tirar o nosso fôlego, nos levando à uma viagem que passa pelas paisagens de nosso passado, sem parar para dar carona ao realismo transcedente que tenta amarrar o pensamento dos que sonham.

Aprendi com o tempo que as histórias  não se definem simplesmente pelo final que possam ter, mas pelo início e meio que, ao serem verdadeiros, não terminam em uma palavra de três letras.

Dentre tantas histórias que possuimos, sempre haverá aquela que é presente , que nos espera pelas estações da vida, que está ali ao dobrarmos a esquina em dias comuns e que guarda um lugar ao seu lado ao entrarmos em um ônibus vazio.

Contar uma história sem ao menos a ter vivido é como comprar um livro sem a intenção de lê-lo, apenas para guarda-lo na estante junto a tantos outros que não foram tocados ou até mesmo querer bigrafa-lo sem saber o título. Acredito que a morte de uma história é quando mediante aos seus mares revoltos de ondas profundas, preferimos mergulhar em um rio com início, meio e fim.

Mas como. mediante a sentimentos verdadeiros, viver uma história que pode ser incerta, improvável ou insegura?

William Shakespeare certa vez disse: "Nossas dúvidas são traidoras e nos fazem perder o que, com freqüência, poderíamos ganhar, por simples medo de arriscar."

O verdadeiro valor de uma história não está no seu fim propriamente cumprido, mas no que se viveu e no quanto se vive ao não permitir que ela não morra diante das circunstâcias.


By: Firmado na vontade de Deus, ERIC NOBRE

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Esperar...


 
Mesmo sem entender as escolhas que devem ser tomadas, mesmo sem saber se algumas delas me levarão a um lugar tranquilo...
Eu espero em Ti Senhor...
Por que sei que esperando em Ti chegarei em algum porto seguro, onde as correntezas de dúvidas e incertezas não me acertarão.
Já abri mão de paixões por saber que elas iriam levar alguem à sofrer, 
Já desisti de alguns sonhos por saber que eles me afastariam de Ti,
Já sofri por pessoas que amo só para ajuda-las, não me importando com o universo de palavras mordasis.
Confesso que muitas vezes fui teimoso insistindo em seguir caminhos que não são direcionados pelo Teu
olhar...
Mas de tudo acredito que esperando em Ti alcançarei aquilo que tanto procuro...
Aquilo que é de acordo com a Tua vontade em minha vida.
Mesmo nos dias em que espero respostas e apenas ouço o silêncio,
Mesmo quando espero andar pelas águas e as ondas tentam me afundar...
Mesmo sem saber pra onde ir, pra onde seguir e pra onde olhar...
Sei que Tu estarás aqui.
Mesmo sem entender...
Mesmo sem saber...
Eu espero em Ti.


By: Firmado na Esperança real, ERIC NOBRE

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

  Ontem, ao te encontrar, percebi algo:


O teu sorriso é uma linha curva que faz com que tudo que estava fora do lugar se encontre em mim...
E como amo esse sorriso.

By: ERIC NOBRE

Sorriso que uni...

Não é de hoje que se sabe a respeito da capacidade que o sorriso tem de mudar as coisas. Um sorriso é capaz de transformar os relacionamentos no cotidiano, abrir portas e nos fazer sentir melhor.

Os psicólogos descobriram que quando forçamos a boca para um sorriso, a mudança facial tem o poder de alterar a temperatura do sangue que flui para o cérebro e mudar a maneira como nos sentimos. Para isso, é suficiente curvar os lábios para cima.

Numa pesquisa, os participantes foram convidados a colocar uma caneta entre os lábios (o que produz uma expressão facial fechada) ou entre os dentes (como num sorriso) e então dar notas ao seu estado de espírito.

Que tal fazer a experiência?

Teus olhos nos meus...

 
"Por último, meus irmãos, encham a mente de vocês com tudo o que é bom e merece elogios, isto é, tudo o que é verdadeiro, digno, correto, puro, agradável e decente."  (Filipenses 4:8)

É interessante como algumas pessoas possuem uma tendência natural em sempre ver o lado negativo das coisas. Parece que alguns olhos ficam atraídos pelo medo das incertezas, pelos planos que nem foram  e assim sempre estamos mergulhando em um universo de insegurança e negativismo, levando, dessa forma, a vida à uma mesmice de fracassos e frustrações.

Você já se viu comentando sempre ter medo de tentar, de se arriscar por um sonho já confirmado por Deus? Já abriu a boca para falar o quanto, aos seus olhos, realiza-lo é impossivel? Eu já! E por isso tive que tomar uma posição enérgica e verdadeira para entender e viver por uma ótica diferente:
O olhar de Deus!

Deus não vê as coisas como nós vemos. Para Ele, tudo tem sentido e vai sempre redundar naquilo que Ele mesmo planejou para nós, mesmo antes de sonharmos. O apostolo Paulo disse:

"Pois sabemos que todas as coisas trabalham juntas para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles a quem Ele chamou de acordo com o seu plano." (Romanos 8:28)

A partir daí, então, comecei a tentar ver as coisas como se Deus estivesse olhando para elas. Não só as coisas, mas também as pessoas, e a entender que a vida de nada valerá se eu não viver os sonhos daquele que me chamou.

Ele nos quer sempre perto e o Seu espírito nos deseja, por isso Deus nos faz passar determinadas provações para produzir em nós perseverança e nos fazer maduros e corretos, não falhando em nada, sempre perto e dependentes de sua graça.

Faça isso: Olhe com os olhos de Deus e você verá além das circunstâncias humanas, além das derrotas ou fracassos temporais e sentirá que tudo o que está acontecendo em sua vida tem a permissão do Pai para que você cresça cada vez mais e seja forte na unção do Eterno que te ama demais.


Firmado na Rocha Eterna, ERIC NOBRE.

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Música do Dia!!!

Esperar é Caminhar

Palavrantiga

Quando espero a chuva chegar
Tu vens com o teu vento
Quando espero tua voz estrondar
Tu vens com o silêncio
Eu espero em Ti
Embora sem saber
Como Tu dirás eu não sei
Mas esperarei
Quando espero o mar se abrir
Vejo os meus pés sobre as águas
Quando espero o fogo arder
Ouço a brisa suave
Mesmo sem saber como Tu dirás
Dentro de mim reinará a Tua paz
Que me faz saber
Que esperar em ti
É sempre caminhar

Sobre um valor...

Qual o valor de uma amizade?

Sempre temos a necessidade de conhecer novas pessoas e expandir os nossos círculos de relacionamentos, mas nesses círculos quais são as pessoas que realmente são importantes?

Penso que se alguém é tão importante, você faz de tudo para que ela não saia de sua vida, mas e quando ela tenta provar o contrário do que você sente?

Cada pessoa possui um modo de pensar, agir, de se relacionar, de expressar suas emoções, mas infelizmente o ser-humano ainda tenta se aventurar no  individualismo, daí a dificuldade de entender o próximo.

Mas como, mediante a tantas emoções, podemos saber se aqueles por quem lutamos querem que continuemos a lutar por eles?

A cada pergunta realizada é um risco a ser tomado, pois muitas das vezes não recebemos as respostas que ansiamos, mas no fundo aquilo que supomos ser verdadeiro
talvez seja...

Minha resposta é...

Quando muitas vidas fazem parte de um todo você se sente compelido a lutar por elas,

mesmo sofrendo,

mesmo esperando que nada vai dar certo...

você luta,

por que você fez essa escolha.

No final quando você olhar para trás, você vai perceber que o que importa não é o resultado,

mas sim pelo que se lutou,

pelos momentos que foram únicos,

pelos sentimentos que foram eternos,

pelas pessoas que você não queria perder.

Ainda que todos digam não,

lute por você...

lute por eles...

By: Eric Nobre